sábado, 11 de junho de 2011

Algumas considerações !!!


Todas as doenças são más, no entanto, existem algumas que são tristes porque o envelhecimento torna as pessoas totalmente dependentes de todos, não só da família como de médicos e de instituições.


Em Portugal existe pouco apoio às pessoas mais necessitadas. Existem os lares mas geralmente os que são bons são muito caros – só para quem tem dinheiro! Creio que hoje em dia as pessoas começam a pensar de uma outra forma, mas ter um parente num lar não é necessariamente para o deixar lá a morrer….Os lares são instituições importantes para pessoas com doenças degenerativas em que os familiares já não conseguem tratar, mesmo que queiram. O pessoal técnico dos lares têm formas de tratar das pessoas de uma forma que em casa não é possível.
Se uma pessoa tem um problema deste tipo nos hospitais não podem ficar, o Estado não permite que fiquem a ocupar camas que podem ser necessárias a outros doentes.
Pergunto-me então como é possível este tipo de pessoas, com este tipo de doenças sobreviver? Sobreviver se não têm apoios? Sobreviver porque por vezes nem têm dinheiro para os medicamentos!
Cada vez mais o apoio à 3ª idade é menor e cada vez a nossa população é mais velha…. Para onde caminhamos?
É feito muito pouco para as pessoas mais idosas. Seria útil o estado português com metade do dinheiro que utiliza para as campanhas políticas construir lares, por exemplo…. E com certeza que muitas mais ideias viriam se propusessem a fazer alguma coisa concreta! A economia do país cada vez está pior, hoje em dia cada vez mais pessoas ficam desempregadas e cada vez são menos os que descontam para a Segurança Social… os apoios aos desempregados e subsídios de desemprego são cada vez mais, isto é uma realidade! 
Será que não existe uma política alternativa para dar um “volte-face” ao problema existente nos dias de hoje? Os jovens cada vez sabem menos, cada vez há menos exigências em termos de escolaridade, cada vez se sabe menos e cada vez mais começam a trabalhar mais tarde, quando arranjam trabalho. Os pais continuam a ter que sustentar os filhos até bastante tarde porque não há emprego, os pais ficam desempregados …. E o governo fala mas não faz nada!