terça-feira, 22 de novembro de 2011

Reabilitação Física e Massagem Terapêutica



“Não existe nada como uma dor corporal difusa, que se estende e irradia para outras regiões, a qual, no entanto, cede para desaparecer completamente, se o terapeuta aplicar os seus dedos no ponto preciso de onde ela emana. E ainda assim, a sua distribuição faz com que parecesse tão vaga e sinistra que, impotentes para explicá-la e até mesmo localizá-la, nós imaginávamos que não houvesse possibilidades de cura.” - Marcel Proust

 
O objectivo da reabilitação física é reintegrar as funções motoras que de alguma forma sofreram lesões. 

Existem diversos tipos de reabilitação física e podemos dividi-las de acordo com cada característica, que podem ser técnicas preventivas (pessoas sadias), pós-lesão e tratamentos (de alto risco ou crónicas).

A técnica manual envolve a aplicação sistemática de toque, deslizamento, fricção, vibração, percussão, amassamento, alongamento, compressão ou movimentos activos e passivos da articulação dentro do âmbito normal do movimento fisiológico.
 




sábado, 12 de novembro de 2011

Massagens Terapêuticas

A Massagem Terapêutica é cada vez mais recomendada por médicos para complementar os tratamentos médicos em casos de certas doenças, contusões e dores relacionadas com posições incorrectas e em certos casos de recuperação pós-operatório, visto que um número cada vez maior de pesquisas documentam a sua eficiência.


A massagem em certos casos, principalmente em atletas, reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea e a pressão sanguínea, aumenta a circulação do sangue e o fluxo linfático, reduz as tensões e espasmos musculares.






Drenagem Linfática Manual

É uma técnica de massagem caracterizada por movimentos suaves e específicos, que actua sobre os vasos sanguíneos, e em particular, nos vasos linfáticos.

Permite a eliminação de substancias acumuladas nos tecidos intersticiais, proporcionando uma limpeza orgânica.

A activação e estimulação dos gânglios linfáticos, permite combater infecções e estimula as defesas imunitárias.

A eliminação dos resíduos celulares previne a retenção de líquidos, combate o cansaço, a fadiga muscular, edemas e problemas vasculares.

Recomendado para várias patologias tais como:

- Retenção de líquidos, sensação de pernas pesadas e cansadas, problemas de circulação, varizes, bolsas nos olhos, estrias, celulite.
- Edemas pós-cirurgico (cirurgia vascular, plástica e estética)
- Preparação pré-cicurgico (prepara o sistema imunitário para uma recuperação mais rápida)
- Edemas durante a gravidez

A Drenagem Linfática é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde)

Esta Massagem tem sempre a duração de 60m


Tui Na

Vertente da MTC, a massagem Tui Na, é um massagem terapêutica que visa reestabelecer o equilíbrio energético do corpo e o relaxamento muscular.É muitas vezes uma alternativa de tratamento para o paciente que não quer ser tratado com agulhas.

A Massagem é aplicada após um diagnóstico geral e tal como num tratamento de MTC trabalham-se os canais energéticos do corpo (meridianos) e os pontos de acupunctura.

Muito utilizada com êxito em pediatria.



Quiromassagem 

Técnica de massagem realizada exclusivamente pelas mãos do terapeuta, excluindo todo o tipo de máquina ou aparelho. É uma terapia que actua ao nível do sistema músculo-esquelético produzindo efeitos sobre o sistema nervoso, dando origem a um relaxamento e bem estar.

Nesta Terapia é possível tratar contracções e dores musculares, tensão crónica do pescoço, entorse, distensões, problemas articulares e lombalgias, bem como estimular o sistema circulatório e acalmar o sistema nervoso.

Favorece a oxigenação dos tecidos e melhora a qualidade do sono. É também uma técnica muito utilizada para a preparação de desportistas.

Pode ser utilizada como uma técnica de relaxamento, de estimulação e de tratamento.




Massagens de Relaxamento

Massagem relaxante com óleos essenciais, num ambiente calmo com luminosidade reduzida (velas) e música apropriada para alívio do stress, descontracção muscular, melhoria da circulação e da flexibilidade.

A massagem é um conjunto de movimentos aplicados no corpo, ou melhor um conjunto de actos para alivio da dor, efeitos de relaxamento, conforto, para aumentar a energia e rejuvenescimento muscular, reabilitação para melhorar a circulação da parte muscular ou de outras partes do corpo para que se obtenham outras vantagens terapêuticas.

A massagem tem como objectivo suavizar, acalmar e ajudar na redução do stress e pode ajudar a recuperar o corpo de contusões, torções e de certas doenças, assim como também ajuda a eliminar as toxinas e produtos indesejáveis do organismo a qual induz uma profunda e agradável sensação de bem estar.

Uma boa massagem num ambiente calmo e com bons fluidos, leva-nos a uma sensação de bem estar físico e mental.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Saúde é Essencial à Felicidade

Para saber o quanto a nossa felicidade depende da jovialidade do ânimo e este do estado de saúde, é preciso comparar a impressão que as mesmas situações ou eventos exteriores provocam em nós nos dias de saúde e vigor com aquela produzida por eles quando a doença nos deixa aborrecidos e angustiados. O que nos torna felizes ou infelizes não é o que as coisas são objectiva e realmente, mas o que são para nós, na nossa concepção. É o que anuncia Epicteto: O que comove os homens não são as coisas, mas a opinião sobre elas. Em geral, 9/10 da nossa felicidade repousam exclusivamente sobre a saúde. Com esta, tudo se torna fonte de deleite. Pelo contrário, sem ela, nenhum bem exterior é fruível, seja ele qual for, e mesmo os bens subjectivos restantes, os atributos do espírito, do coração, do temperamento, tornam-se indisponíveis e atrofiados pela doença. Sendo assim, não é sem fundamento o facto de as pessoas se perguntarem umas às outras, antes de qualquer coisa, pelo estado de saúde e desejarem mutuamente o bem-estar. Pois realmente a saúde é, de longe, o elemento principal para a felicidade humana. Por conta disso, resulta que a maior de todas as tolices é sacrificá-la, seja pelo que for: ganho, promoção, erudição, fama, sem falar da volúpia e dos gozos fugazes. Na verdade, deve-se pospor tudo à saúde.

Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida'