“Não existe nada como uma dor corporal difusa, que se estende e irradia para outras regiões, a qual, no entanto, cede para desaparecer completamente, se o terapeuta aplicar os seus dedos no ponto preciso de onde ela emana. E ainda assim, a sua distribuição faz com que parecesse tão vaga e sinistra que, impotentes para explicá-la e até mesmo localizá-la, nós imaginávamos que não houvesse possibilidades de cura.” - Marcel Proust
O objectivo da reabilitação física é reintegrar as funções motoras que de alguma forma sofreram lesões.
Existem diversos tipos de reabilitação física e podemos dividi-las de acordo com cada característica, que podem ser técnicas preventivas (pessoas sadias), pós-lesão e tratamentos (de alto risco ou crónicas).

A técnica manual envolve a aplicação sistemática de toque, deslizamento, fricção, vibração, percussão, amassamento, alongamento, compressão ou movimentos activos e passivos da articulação dentro do âmbito normal do movimento fisiológico.
A massagem terapêutica, para além dos seus efeitos de carácter a nível celular, circulatório e nervoso, possui efeitos nos músculos e tecido conjuntivo:
A massagem terapêutica permite identificar áreas de tensão e rigidez importantes para a prevenção de lesões.
Sem comentários:
Enviar um comentário